Menu do Jogador

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Street Fighter (parte 2)


Continuando ...

Historia do street fighter

Primeiro dos jogos de lutadores, desde o primeiro Dragon Punch até para o último Hadouken.

É uma questão de perícia. Dois guerreiros se reúnem para testarem-se contra estilos completamente diferentes de combate. Eles são lutadores russos e tonfa-oscilante ingleses, os boxeadores americanos, indianos místicos, brigões de Nova York, os monstros da selva enlouquecidos e mestres silenciosos das artes marciais. Instrumento contundente ou arma elegante, a escolha da disciplina não é importante. Habilidade  determina sozinho o resultado.

Eles viajam o mundo para conhecer e lutar entre si e acima de tudo, para ganhar. Alguns em busca de respostas, alguns para a glória, alguns de vingança. Alguns apenas buscam adversários dignos, em uma busca incessante para melhorar seus conhecimentos e habilidades e como sempre ... em busca do mais forte!!!

Mas apenas um pode se tornar maior lutador de rua do mundo.

Round 1 - Fight!

Konami contratou o mais antigo colégio de artista gráfico como  Yoshiki Okamoto em 1982, apesar do fato de que Okamoto não gosta de jogos de vídeo e não queria fazê-los. Dois anos mais tarde, sob as ordens para criar um jogo de corrida, ele fez shooters clássicos Time Pilot and Gyruss em vez disso ... e, em seguida, pediu um aumento. Ele foi demitido no dia seguinte.

Capcom pegou-lo após cinco anos. Eles estavam mudando seu modelo de negócio de máquinas de jogos eletrônicos para videogames e Okamoto - contrata seu segundo R&D (Research and development), posteriormente designer Noritaka Funamizu - colocar um de seus primeiros sucessos em arcades com 1942. Juntamente com um-dois socos de Tokuro Fujiwara, Commando e Goblins Ghosts 'n de 1942 ajudou a colocar a Capcom no mapa, e marcou o início de seu movimento no mercado americano. O passo seguinte envolveu Okamoto assumir seus antigos empregadores.

Data East teve lançamento Karate Champ, um jogo basico de luta , em 1984. Konami respondeu em 1985 com Kung Fu Yie-Ar (One-Two Kung Fu), estrelando mestre das artes marciais Oolong como ele colocou o hurtin sobre lutadores como sumo wrestler Buchu, menina ninja jogando shuriken estrela e tonfa e empunhando Tonfun até que a barra de saúde de alguém tinha ido embora. Capcom queria seu próprio jogo de luta, combinando os melhores elementos de Karate Champ e Yie-Ar Kung Fu, e de suplantar os dois. Okamoto coloca o "Pistão", o diretor Takashi Nishiyama e planejador de projeto "Finish" Hiroshi Matsumoto - a equipe responsável pela sobrecarga da Capcom beat-'em-up Avengers - no trabalho, e preso recém-contratado de 22 anos designer gráfico Keiji Inafune na equipe para projetar os lutadores.

Eles nomearam seu projeto depois que o americanizado título de batida Sonny Chiba, em 1974 'em up clássico Clash,! Punho assassino. Street Fighter desembarcou nos arcades em 1987.

Esteticamente, Nishiyama e Matsumoto não se afastou muito do exemplo de Yie-Ar, e Inafune tinha plagiado fortemente a partir de mangá e anime, dos anos 70, Karate Baka Ichidai para design de diversos personagens. Os jogadores como Ryu, uma solene, mestre karate Shotokan ruivo em kimono branco rasgado e chinelos vermelhos. As barras de saúde eram idênticos aos Yie-Ar, e vários dos dez lutadores espalhados pelo globo eram curiosamente familiares ... como menino ninja shuriken jogando Geki e tonfa empunhando Eagle. Junto a eles o assassino Gen, era idoso chinês , caucasiana punk Birdie, fina velada Mike clone do Tyson Mike, e os chefes tailandeses Adon e Sagat, o olho remendado mestre Mauythai e sósia do vilão Ichidai Reiba, o Senhor das Trevas do Muaythai.



Quando Street Fighter foi diferente na execução.

As cores e os personagens surgiram fora da tela de forma de avatares super-deformados Yie-Ar nunca fez. Você teve sua escolha de onde ir primeiro para um concurso de melhor-de-três, e qualquer que seja o resultado, uma voz muito, muito mal digitalizados iria declarar vitória ou lamenta derrota. Mesmo melhor, um segundo jogador pode entrar no jogo a qualquer momento, como Ken, "Ryu loiro", parceiro de disputa americano, para um duelo de karate contra o Player 1. Se o adversário vencer, eles continuaram o jogo como Ken, mas não trouxe o mesmo nível de competitividade para a sua jogabilidade. Street Fighter foi de cerca de rebentar o outro cara para cima e enviá-lo para casa.


Então havia os movimentos especiais devastadores . Execução de uma bola de fogo Hadouken ("punho movimento de onda"), Shouryuken ("subindo punho do dragão") uppercut ou Tatsumaki Senpukyaku ("chute tornado turbilhão") de spin kick-poderia facilmente acabar com a maioria dos inimigos em um ou dois hits, mas eram incrivelmente difícil de retirar. Alguns jogadores não acreditavam que eram movimentos reais. Descobrir os truques mágicos para Ryu do que ataques baseados era uma questão de tentativa e erro, ou então, o conhecimento foi passado de jogador experiente para iniciante. Mesmo assim, o esquema de controle do jogo original nem sempre cooperam.

Ao invés de botões, os arcades de Street Fighter veio com almofadas de perfuração - um para socos, um para chutes - que entregou fracos, médios ou fortes ataques dependendo de como dura e rápida que foi amassada. Mas o joystick de oito direções foi lendariamente que não respondiam e os jogadores realmente não poderia julgar o que constituiu um forte versus uma batida fraca, optando por simplesmente bater as máquinas implacavelmente. Contos de dedos torcidos e deslocados começaram a circular.

Independentemente se as lesões eram reais ou apócrifos, as almofadas de perfuração não durou muito tempo sob todos abusos. O arcade Street Fighter desceu com uma frequência alarmante.

Felizmente, a placa do jogo tinha sido construída para acomodar um segundo projeto para o mercado japonês. Os punch-pads foram eliminadas em favor de um esquema de controle de seis botões que fez muito mais fácil usar os chutes e socos diferentes. As conversões, no entanto, não fez o joystick mais preciso, ou limpar os erros remanescentes dos sensores de força-leitura, que nunca foram removidos.
Apesar dos problemas, Street Fighter tornou-se um sucesso modesto no Japão e um sucesso - literalmente - nos EUA. Capcom EUA logo pediu um jogo de follow-up. Funamizu e designer de personagens Akira Yasuda corajosamente obrigado com Street Fighter '89, um side-scrolling brawler na veia Double Dragon que não conseguiu pegar. Enquanto isso, andando em alta mais um título de sucesso chamado Mega Man, Tokuro Fujiwara fez a ação Metroid-ish platformer Street Fighter 2010: The Final Fight para o Nintendo Entertainment System, com um Ken biônico, que felizmente desapareceu na obscuridade. Street Fighter '89 foi logo re-apelidada de Final Fight e passou a seus próprios sucessos.

Mas o que todo mundo queria mesmo era uma sequela do verdadeiro lutador Street e Okamoto era agora no gancho para prover uma.

E a saga continua ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário