Menu do Jogador

sexta-feira, 9 de março de 2012

O código secreto dos novos consoles

NGP e Durango não são os únicos nomes (ou codinomes) dos consoles conhecidos na história. Divulgados pelo site IGN.

Descubra os codinomes mais legais dos consoles antes mesmo de serem lançados, desde o Atari 2600 até o próximo Xbox. Qual deles você já conhecia?

Stella


O Atari 2600 se tornou um fenômeno cultural quando foi lançado em 1977, mas enquanto ela estava em desenvolvimento o console passou pelo codinome 'Stella', tirado do nome do animal de um dos engenheiros.
Mark V 


Ao final dos anos 80 a Nintendo passou a dominar o espaço dos consoles domésticos. A Sega achou difícil competir contra o NES com o Master System menos potente. Quando ele começou a planejar um novo Sega precisavam de um codinome rápido e poderoso, escolheram "Mark V". O espírito do codinome foi adiado pelo nome final, "Mega Drive", para mostrar potência e velocidade. O nome foi definido para o Japão e Europa, mas a Sega teve que mudar o nome do console na América do Norte. 'Gênesis' parecia tanto um Big Bang ou um foguete prestes a decolar. E funcionou.

PS-X 


A ironia da marca PlayStation é que ele foi originalmente o desenvolvedor de um add-on (programas que adicionam recursos extras a um software existente) para o  NES, e mais tarde mudou-se para o Super Nintendo. Um dia depois de revelada a sua parceria com a Sony, a Nintendo anunciou que tinha feito um acordo com Phillips para construir o periférico. Enfurecido, a Sony levou sua tecnologia e decidiu liberá-lo como um concorrente da Nintendo. Os protótipos originais foram o codinome PS-X, para PlayStation Experimental. Em 1994, lançou o console simplesmente como o nome PlayStation.

Project Reality 


A transição do 2D para o 3D foi enorme para consoles de videogame. O codinome original para a sua console foi "Project Reality". O resultado de uma colaboração entre a Nintendo e a Silicon Graphics, Project Reality deveria rivalizar com os PCs da época com a sua capacidade de tornar poligonais. Quando chegou a hora de lançar o codinome Reality, a Nintendo escolheu um nome mais simples e mas conservador. O Nintendo 64 foi destinada a impressionar com sua melhoria de quatro vezes no SNES do processador 16-bit.


Atlantis 


Assim como o NES, Game Boy revolucionou a categoria dos portáteis que anteriormente tinha sido definido por jogos simples de LCD. Para o seu sucessor, uma máquina de 32-bit, a Nintendo escolheu 'Atlantis'. Quando finalmente foi lançado em 2001 Nintendo dividiu a diferença entre a sua nomenclatura N64 sem charme e a Atlantis hiperbólica, chamando-a de Game Boy Advancee não é um título perfeito, mas felizmente melhor do que o Game Boy 32.

Katana 


Após o sucesso da Nintendo, a Sega se tornou uma bagunça que levou a empresa a partir o CD SEGA, SEGA 32X, e o Saturn, entre 1992 e 1995. O desenvolvimento do sucessor do Saturno passou por um processo fragmentado, resultando em vários codinomes diferentes. O desenvolvimento começou em 1997 quando dois grupos de engenharia diferentes da Sega foram postos em competição uns com os outros para chegar a um projeto da próxima geração. Cada equipe recebeu estranhos codinomes:  "Katana", "White Belt"," Guppy", "Black Belt", "Tubarão"e "Dural ". Quando finalmente foi lançado em 1999 é talvez seja compreensível que a Sega abandonou todas as suas marcas antigas do console e fez o Dreamcast.

Dolphin 


Quando a Nintendo começou a trabalhar no sucessor do Nintendo 64 foi ficando claro que a Sony tinha tomado o mundo. Sabendo que o PlayStation 2, estava a caminho, a Nintendo quis criar um poderoso console que também seria mais fácil desenvolver para que o projeto N64 desafiador. O projeto foi originalmente o nome de código "Dolphin" após o número do modelo interno DOL-001. A máquina de design personalizado processa o gráfico foi chamado de "Flipper", o  nome do herói golfinho da televisão, mas não implicam qualquer avanço técnico especial. Para o nome final, Nintendo escolheu "GameCube" para acentuar a caixa quadrada do console.

Nitro 


Depois de dois lançamentos, o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi começou a pensar em maneiras voltar a ser o líder do mercado. Yamauchi queria fazer dispositivos de jogos que poderiam ser vendidos a qualquer um. O Nintendo DS era o primeiro fruto dessa tentativa. O DS inicialmente, foi chamado 'Nitro' após o número do modelo NTR-001. No fim, o nome DS, se chamou "Dual Screen". O nome pegou quando foi lançado em 2004. O DS se tornou a pedra angular da estratégia da Nintendo no mercado de massa para o resto da década.

Xenon 


Microsoft optou por manter o codinome do Xbox, mas para seu sucessor, a empresa utilizou um nome de código baseada no chipset da nova máquina, 'Xenon'. O chipset foi produzido pela IBM para computadores Mac da Apple. Quando foi finalmente lançado em 2005, o nome foi mudado para Xbox 360, uma maneira de sacudir a poeira o nome Xbox e ampliando a marca como o primeiro console a invadir o mundo de alta definição, totalmente on-line.

Revolution 


A Nintendo pretendia alcançar os não-tradicionais gamers. Quando começou o desenvolvimento do Wii foi chamado de "Revolução", um sinal de quão fundamentalmente a Nintendo estava repensando sua estratégia. A Nintendo focou o desenvolvimento em torno de um novo tipo de controle que não iria sobrecarregar os novos jogadores com botões e manípulos analógicos. O codinome Revolution inicialmente entusiasmados fãs de longa data da Nintendo com a sua promessa explosiva, mas apenas antes da E3, em 2006, a Nintendo revelou o nome final que seria 'Wii'.

Project Natal 


O sucesso do Wii pegou muitos na indústria de surpresa e deixou a Microsoft e a Sony a tentar incorporar controles de movimento para o PS3 e Xbox 360. Depois de experimentar várias idéias, a Microsoft optou por uma câmera elaborado 3D on-board. Quando foi revelado pela primeira vez em 2009 na E3. A Microsoft usou o codinome "Project Natal", nome da cidade brasileira onde o líder do projeto, Alex Kipman tinha nascido. Um ano depois, a Microsoft estabeleceu o nome final Kinect, uma palavra sem sentido. A escolha de novo provocou gemidos dos fiéis do Xbox, mas como Wii, antes disso, o Kinect fazia sentido para os consumidores vendendo 8 milhões de unidades em seus primeiros dois meses e já vendeu mais de 18 milhões de unidades total.

NGP 


O sucessor da Sony para o PSP, inicilmente, tornou-se conhecida como PSP 2. Em uma reunião entre a Sony e seus parceiros em Janeiro de 2011, o novo dispositivo foi apresentado como "Next Generation Portable", ou "NGP", um nome sem graça, mas não mais do que a PSP (PlayStation Portable), e certamente descritivo. Mas, na E3 do mesmo ano tivemos um nome final, 'Vita', que significa "Vida".

Project Cafe, Durango and PlayStation 4 


A nova onda de consoles domésticos estão começando a entrar em exibição. Nintendo já anunciou o seu sucessor o WiiU, que foi rumores de que teria ido pelo codinome "Cafe Project". Um sucessor PlayStation foi mencionado em rumores, mas até agora tem sido referido como apenas o PlayStation 4. Xbox 360 também sucessor parece estar em desenvolvimento e alguns boatos sugeriram seu nome de código é "Durango". O que isso pode significar ainda é incerto - Durango é um dos 31 estados do México, uma cidade do Colorado, uma cidade na Espanha, uma equipe de corrida italiana, o nome de uma classe de navio da Marinha mexicana, e uma espécie de SUV feito pela Dodge. Neste momento só podemos imaginar, e que, finalmente, é o ponto inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário