Menu do Jogador

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prêmio Príncipe das Astúrias vai para Criador de Mario

O japonês Shigeru Miyamoto, de 59 anos, que funcionário da Nintendo desde 1977, foi o ganhador do prêmio Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2012.

Segundo o site TVI 24, Miyamoto foi finalista com outros duas grandes personalidades, a agência de fotografia Mágnum e o filósofo francês Edgar Morin. O júri considerou seu trabalho na revolução dos videojogos didáticos, formativos e construtivos, caraterizando-se por excluir das suas criações a violência e por inovar com programas e formatos que ajudam a exercitar a mente nas suas múltiplas facetas e que são muito valiosos do ponto de vista educativo.Em entrevista o declarou que os jogos devem ser um elemento de integração familiar e social.

Considerado o pai dos videojogos modernos, Miyamoto, que nasceu em Kyoto, é atualmente o diretor administrativo geral da área de Entretenimento, Análise e Desenvolvimento da Nintendo.
Ele é o criador de jogos de séries de jogos como Mario Bros. e Donkey Kong. E claro, criou ainda jogos como o Brain Training, Wii Music e Wii Fit, conseguindo assim popularizar os videojogos entre outros setores da população mundial.



Este foi o terceiro dos oito prémios anuais Príncipe de Astúrias, tendo sido outorgados ao arquiteto espanhol Rafael Moreno o Prémio das Artes e à filósofa norte-americana Martha C. Nussbaum o Prémio de Ciências Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário